Fundada em 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, Tiradentes foi inicialmente batizada de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes (atual São João del Rei). Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.
Nessas terras foi tramada a Inconfidência Mineira e com a chegada da república o nome do monarca foi trocado pelo nome do herói Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”. Em 1938, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), e hoje se consolida como um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística.
Na cidade, a mistura de um vasto casario, uma bela culinária, vários eventos anuais e uma variada produção artesanal são atrativos que a tornam um dos destinos mais visitados do país.
Faça um tour virtual pela bela Tiradentes através do Street View abaixo: